Carregando Post...

NF-e: Receita vai modernizar o sistema dos municípios

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) e a Receita Federal do Brasil (RFB) estão trabalhando em um sistema nacional de emissão de Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) que beneficiará os municípios brasileiros na hora da cobrança do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN).

O anúncio foi feito pelo presidente do SEBRAE, Guilherme Afif Domingos, durante a abertura da XX Marcha dos Prefeitos, que ocorreu recentemente em Brasília.

De acordo com o presidente do SEBRAE, há uma grande luta dos municípios sobre a origem e o destino de cobrança dos impostos sobre os serviços prestados.

Ele explica que a NF-e acabará com essa disputa e que irá fazer o débito e o crédito do imposto. Além disso, ela poderá ser emitida no município de origem e creditada no município de destino.


O SEBRAE e a RFB trabalham para fornecer sistema nacional de emissão da NF-e.


“O sistema de cobrança tributária no Brasil é medieval. Já está mais do que na hora dos municípios brasileiros entrarem na era digital”, enfatizou.

Afif destacou que essas ações pretendem incentivar o empreendedorismo nas cidades brasileiras, e que é importante lembrar que os pequenos negócios são uma presença constante nos municípios.

De acordo com ele, as médias e grandes empresas estão em poucas cidades. Já as micro e pequenas estão em todas.

“Em cada esquina, em cada bairro há um pequeno negócio. Esse é o mundo que sustenta a vida econômica das pessoas e dos municípios.”

Empreender Mais Simples

A criação de um sistema nacional de emissão de NF-e faz parte de uma série de dez sistemas que estão sendo aprimorados, ou criados, por meio de uma parceria do SEBRAE com o Governo Federal, chamada de Empreender Mais Simples.

Para a elaboração desses dez sistemas que diminuirão a complexidade e o tempo gasto no cumprimento das obrigações tributárias, previdenciárias, trabalhistas e de formalização, o SEBRAE está investindo R$ 200 milhões.

Além da NF-e e da criação de sistemas que emitam documentos fiscais eletrônicos e executem restituições, parcelamentos e pagamentos do Simples, a parceria entre o SEBRAE e a RFB ainda prevê o desenvolvimento do eSocial voltado para empresas, a ampliação e a implementação, em todo o Brasil, da Redesimples e melhorias no Portal do Empreendedor.

Fonte: Diário do Comércio de São Paulo (DC-SP).

Comentários

Deixe um Comentário


Onde estamos?
Clique no mapa
Fechar Mapa

Entre em Contato

Temos a solução ideal para seu negócio!

Telefone

(11) 4617-8070

(11) 4617-8071

Email

atendimento@atvi.com.br

Localização

Rua Adib Auada, 35, Bloco C 110 – Ed. Prime Office – Granja Viana (SP)